Associação Ponto d’Orvalho

A Associação Ponto d'Orvalho é uma organização cultural sem fins lucrativos, dedicada à promoção da arte, cultura e educação ambiental. Fundada em Montemor-o-Novo, Portugal, a associação desenvolve e coordena iniciativas multidisciplinares que envolvem a comunidade local e internacional, com um foco particular na interseção entre arte, ecologia e comensalidade. Através de festivais, como as quatro edições do Festival Ponto d'Orvalho realizadas no Montado do Freixo do Meio, residências artísticas, eventos e projetos de mediação cultural, a associação manifesta-se numa plataforma de troca de conhecimentos e experiências.

pontodorvalho@gmail.com
+351 924040214

 

Montado do Freixo do Meio

Montemor-o-Novo, 7050-705 — Portugal

  • Joana Krämer Horta

    FUNDADORA E CURADORA PONTO D'ORVALHO

    Joana Horta é gestora cultural e programadora, residente entre Lisboa e Montemor o Novo. A sua prática cruza arte contemporânea, ecologia e práticas de escuta, com foco na relação entre território, comunidade e imaginação coletiva. É fundadora e gestora da Associação Ponto d’Orvalho, uma organização cultural dedicada à educação ambiental através de atividades culturais, cujo principal projeto é o festival Ponto d’Orvalho, um encontro multidisciplinar que decorre no Montado do Freixo do Meio e explora a relação simbiótica entre arte e ecologia. Cada edição parte de um tema curatorial, como Pensar Como Uma Floresta em 2022 e Comer a Paisagem, Escutar a Paisagem em 2024, propondo refletir sobre formas mais regenerativas de habitar e imaginar o mundo. Paralelamente, desenvolve um programa de rádio mensal na ESR, dedicado aos temas do Ponto d’Orvalho, onde explora cruzamentos entre música, ecologia e escuta, através de gravações de campo, entrevistas e paisagens sonoras. Destacam se ainda os projetos de curadoria Sound and Future Four Tolls to Unblock the Present na Plataforma Revolver e Nightfals na Appleton Square. Ao longo do seu percurso, colaborou com diversas instituições e projetos nacionais e internacionais, incluindo MAAT Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Galerias Municipais, Estufa Fria, Food Culture Days, EIT Food European Commission, Hosek Contemporary, Mercat de les Flors, Contemporânea, Arts of the Working Class e Cartier. Atualmente desenvolve o projeto educativo The Traveling Light, comissariado pela Capital Europeia da Cultura Évora 2027, prepara as próximas edições do festival bienal Ponto d’Orvalho e colabora com a Good Mood, Eco & Art Organization nas áreas de comunicação e programação.

  • Andreia Garcia

    MODERAÇAO E CO-PROGRAMAÇAO DAS CONVERSAS PONTO D’ORVALHO 2024

    Andreia Garcia é arquiteta, curadora, investigadora e professora universitária, com Doutoramento pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Os seus interesses focam-se na prática contemporânea da arquitetura numa era marcada por fortes avanços tecnológicos e uma progressiva crise ecológica. Foi docente na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho e na Architectural Association. Atualmente é vice-presidente da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior onde leciona no Departamento de Arquitetura. É ainda fundadora do atelier Architectural Affairs, da Galeria de Arquitectura e da Bienal de Pensamento Art(e)facts. Em 2023 foi a curadora da representação portuguesa na 18.a Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia.

  • Mariana Martins de Oliveira

    COMUNICAÇÃO PONTO D’ORVALHO 2024

    Mariana Martins de Oliveira (n. 1995) é uma artista multidisciplinar e educadora sediada no Porto, PT. Através do seu trabalho, investiga sobre alimentação, ancestralidade e práticas sociais e participativas, de forma a questionar a contemporaneidade e a posição do indivíduo no contexto criativo, ecológico e comunitário. Possui uma vasta experiência na área de educação, através de projetos pedagógicos em diversas instituições artísticas do país. Colabora com o projeto Inland - Campo Adentro (ES) e Ponto d’Orvalho (PT), é um das co-hosts e membro do projeto Trash Club Porto (UK); e do Coletivo Pousio, onde se investiga e repensa a regeneração, a fertilidade e a produtividade através de artefactos hiperlocalizados da paisagem do Alentejo (Portugal).

  • Sofia Pinto Sá

    PRODUÇÃO PONTO D'ORVALHO 2024

    Sofia Pinto Sá é uma profissional dedicada ao setor cultural, com vasta experiência em produção e gestão de projetos. É fundadora da Associação Cultural Make Noise com sede em Montemor-o-Novo, onde tem promovido uma série de iniciativas culturais inovadoras, como o Festival Contra Corrente. Sofia é produtora na Toca das Artes e Olympo, destacando-se pela sua capacidade de organização e execução de eventos. Licenciada em Ciências da Arte e do Património pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

  • Mafalda Araújo

    PRODUÇÃO PONTO D'ORVALHO 2024

    Mafalda Araújo (1993) escreve, pesquisa e conspira em contextos artísticos, ativistas e académicos. Criou o coletivo corisca onde produziu, criou e mediou em espaços públicos, semi-comunais e em galerias artísticas sobre comensalidade política. Na residência artística Masmorra, fez apoio à produção e curadoria, acompanhando o processo de artistas em residência. Na área do cinema, trabalhou com Tânia Dinis e Ricardo Leite, Susana Sousa Dias, Marta Mateus e Eurydice Cunha. Trabalhou com a estrutura Cassandra na criação do espetáculo Monólogo de uma mulher chamada Maria e com a redação Fumaça para a série “como se fosse da família”

  • Diana Ferreira

    DESIGN PONTO D’ORVALHO 2024

    Diana Ferreira é uma designer gráfica portuguesa atualmente sediada no Porto, Portugal. A sua prática foca-se em tipografia, design editorial e identidades visuais, com um grande interesse em projetos impressos e digitais no âmbito cultural. Formação - Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais, Escola de Belas-Artes do Porto / Licenciatura em Design + Multimédia, Universidade de Coimbra

  • Francisco Fidalgo

    FOTOGRAFIA PONTO D’ORVALHO 2024

    Francisco Fidalgo, Lisboa, 1993. Licenciou-se em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa e fez mestrado em cinema na University of Bedfordshire, em Luton. Em 2018, o seu filme Terra Preta estreou no DocLisboa e, desde então, tem trabalhado na produção de conteúdos para diversas marcas, como o Esporão, Adidas, Schweppes ou Watchers. É colaborador do núcleo de cinema documental KINO-DOC, onde fez parte de vários projectos, e do site de música Altamont.

  • Ana Resende

    VIDEO PONTO D'ORVALHO 2024

  • Cid Saldanha e Rodrigo Levy

    DIREÇÃO TÉCNICA PONTO D’ORVALHO 2024

  • Luis Santa Marta , Guilherme Appleton e Gonçalo Costa

    ASSISTENCIA DE PRODUÇAO E LOGISTICA PONTO D’ORVALHO 2024